Política de Privacidade
A VIACOLOR preza pelo respeito, privacidade e segurança de seus clientes durante todo o processo de interação no site. É por meio desta Política de Privacidade da Plataforma que explicaremos como tratamos os seus dados pessoais e o que faremos para respeitar a sua integridade.
Garantimos que os dados cadastrais dos clientes jamais são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, cobrança ou participação em promoções solicitadas pelo cliente.
Os dados armazenados são protegidos dentro de meios comercialmente aceitáveis para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.
Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.
O nosso site pode ter links para sites externos. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.
Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais. Alguns dados são necessários para a prestação de nossos serviços. Desta forma, caso você não queira fornecê-los, pode optar por não utilizar o site.
Para fins desta Política de Privacidade, aplicam-se as seguintes definições: designa o site https://www.viacolor.com.br/, pertencente a VIACOLORWEB EIRELI, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº. 20.992.636/0001-74, com sede na Rodovia RS-118, nº 7460, Bairro Tarumã, CEP 94.425-500, Viamão ? RS
- A QUEM SE APLICA A POLÍTICA DE PRIVACIDADE?
A Política de Privacidade se aplica a todos os clientes que de alguma maneira tenham fornecido os dados pessoais à VIACOLOR.
Ao utilizar nossas Aplicações de Internet ou ao assinar o Termo de Consentimento, você manifesta sua livre, informada, inequívoca, expressa e integral anuência com esta Política.
- QUAIS SÃO AS INFORMAÇÕES QUE COLETAMOS E UTILIZAMOS?
- Nome completo
- CPF ou CNPJ
- Endereço de e-mail
- Número de telefone
- Data de nascimento
- Endereço de cobrança
- Endereço de entrega
- Dados do cartão de crédito, quando escolhido como forma de pagamento
Os dados acima detalhados são coletados para realização ou alteração de cadastro no site. Além disso, servem para:
- iniciar a prestação dos nossos serviços e viabilizar a compra e venda de produtos;
- campanhas de Marketing;
- procedimentos de emissão de nota fiscal;
- atendimento de requisitos regulatórios;
- armazenamento de registros de acesso à plataforma em conformidade com o Marco Civil da Internet;
- prevenção a fraudes na plataforma;
- procedimentos relacionados ao pagamento.
Dados de navegação
Os dados computacionais e de navegação que podemos coletar são o endereço IP utilizado na conexão, tipo de conexão à internet, localização geográfica, data e hora de acesso, tipo de dispositivo, identificação de navegador, tempo de uso no site, informações estatísticas sobre as suas interações, cliques na plataforma, produtos e páginas visualizadas, inclusive através de tecnologias como cookies, pixels, tags e tecnologias similares, rastreadores de terceiros. Podemos ainda coletar modelos de hardware, sistemas operacionais e versões, software, idiomas preferidos, identificadores exclusivos de aparelhos, identificadores de publicidade, localização aproximada do dispositivo por meio do endereço IP.
A coleta destes dados tem as seguintes finalidades:
- melhorias nas plataformas em relação à performance e conteúdo que os clientes preferem;
- armazenamento de registro de acesso;
- atendimento ao Marco Civil da Internet para possível investigação.
Dados pessoais sensíveis
Os dados pessoais sensíveis se inserem na categoria dos dados pessoais. São informações, que segundo a legislação, estão relacionadas a situações de vulnerabilidade e discriminação, exigindo um regime jurídico diferenciado e mais reforçado. Na definição adotada pela LGPD, dados pessoais sensíveis se referem a:
- origem racial ou étnica;
- convicção religiosa;
- opinião política;
- filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político;
- dado referente à saúde ou vida sexual;
- dado genético ou biométrico.
Podemos coletar outros dados pessoais e informações de plataformas de terceiros, como Facebook e Google, no momento que você acessa o site da VIACOLOR por meio destas plataformas. Ainda, coletamos dados de fontes publicamente disponíveis, para fins de identificação e oferecimento de serviços aprimorados e facilitados aos nossos clientes.
Outros dados Pessoais
O site da VIACOLOR pode conter formulários, pesquisas relacionadas ao Marketing, pesquisas de satisfação e cadastros em campanhas realizadas em parceria com apoiadores, embaixadores da marca e profissionais do mercado fotográfico. Quando houver tal operação, sinalizaremos ao usuário quais dados ele deve preencher e como serão utilizados:
Pesquisa de Perfil Fotográfico: Dados sobre o perfil do fotógrafo, tais como relação profissional com a fotografia, tempo de atuação no mercado, tipo de trabalho fotográfico, ações de marketing que realiza, gestão das vendas, pacotes de serviços e produtos, tipo de empresa, gestão das finanças, análise de custos, fluxo de caixa, planejamento de carreira, identidade fotográfica, domínio de técnicas fotográficas, fluxo de trabalho, uso de softwares e gestão de tarefas, equipamentos fotográficos.
Plataforma de e-mail Marketing e CRM: Dados para envio de e-mail marketing, comunicados da VIACOLOR, informações sobre compra e interesse sobre assuntos do mercado fotográfico, cadastro em campanhas de desconto e dados para a gestão do relacionamento com clientes.
Parcerias: Dados para envio de benefícios provenientes das parcerias como curso, eventos e feiras realizados por parceiros.
- COMO COLETAMOS SEUS DADOS?
A VIACOLOR coleta seus dados a partir do site, do contato com o atendimento, quando o cliente faz reclamações, avaliações ou elogios, ou quando entra em contato com a VIACOLOR de outra forma.
Os seus dados pessoais são armazenados somente pelo tempo que for necessário para atender às finalidades para as quais foram coletados ou para cumprir com obrigações legais aplicáveis, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.
- QUAL A FINALIDADE PARA O USO DE SEUS DADOS PESSOAIS?
Os dados são necessários para possibilitar o cadastro na Plataforma e a execução dos Serviços solicitados. Quanto mais informações corretas você fornecer, melhor será a personalização da sua experiência.
Listamos algumas das finalidades para o uso de dados:
- Enviar atualizações sobre o status do pedido e comunicações de serviços;
- Coordenar com parceiros a entrega ou disponibilização de serviços;
- Entregar os produtos corretamente;
- Garantir a segurança do site e dos dados que são processados;
- Prestar serviços adequados às necessidades do Cliente;
- Enviar as informações sobre as ofertas e divulgação dos nossos produtos;
- Cumprir com todas as obrigações e exigências legais;
- Manter contato por meio dos nossos canais de comunicação;
- Realizar o processo de troca ou devolução de produtos, dentro do prazo legal estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor;
- Executar publicidade online direcionada.
- COM QUEM PODEMOS COMPARTILHAR OS DADOS PESSOAIS?
Sempre que necessário, nós poderemos compartilhar os seus dados pessoais com prestadores de serviço, parceiros ou órgãos reguladores.
Ao efetuar compras na Plataforma, os dados do Usuário serão compartilhados com administradoras de cartão de crédito, instituições de recebimento de pagamentos, transportadoras, para que os valores devidos sejam computados, para emissão de Nota Fiscal, e para que os produtos sejam entregues no endereço indicado pelo Usuário.
Além disso, os dados do Usuário poderão ser fornecidos para operações de marketing operacionalizadas pela VIACOLOR ou por terceiros contratados. Os dados também poderão ser compartilhados com empresas de Serviços e Seguros, Empresa de Serviço de Segurança da Informação e Antifraude para garantir a segurança das suas informações.
Esclarecemos que jamais comercializamos dados pessoais.
- O QUE É TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS?
Tratamento de dados pessoais é qualquer operação (como a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração) realizada com dados pessoais.
Seguimos protocolos razoáveis para proteger seus dados pessoais. Para garantir a privacidade e proteção dos seus dados pessoais, a VIACOLOR trabalha com as melhores práticas para a segurança da informação disponíveis, armazenando as informações em ambiente operacional seguro e inacessível ao público.
- O QUE SÃO ?COOKIES? E QUAL SUA FINALIDADE?
Cookies são pequenos arquivos de texto enviados e armazenados em seu computador. Estes arquivos servem para reconhecer, acompanhar e armazenar a navegação do usuário na Internet. O uso de cookies possibilita que a VIACOLOR ofereça um serviço personalizado de acordo com as características e interesses de seus usuários, possibilitando, inclusive, a oferta de conteúdo e publicidade específicos para cada pessoa, melhorando a experiência do usuário na Internet.
Os cookies servem para:
- proporcionar serviços diferenciados, lembrando quem você é e quais são os seus hábitos de navegação;
- acessar as informações do seu cadastro armazenadas em nossos servidores;
- calcular a dimensão do tráfego do site;
- acompanhar o andamento de promoções;
- medir padrões de navegação, mapeando quais áreas do site você visitou e seus hábitos de visita como um todo;
- facilitar e agilizar o preenchimento de formulários.
Desativar cookies
Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador. Esteja ciente de que a desativação de cookies resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.
Cookies relacionados à conta
Ao criar uma conta no site, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair.
Cookies relacionados ao login
Utilizamos cookies quando você está logado, para que possamos lembrar dessa ação. Isso evita que você precise fazer login sempre que visitar o site. Esses cookies são normalmente removidos quando você efetua logout, para garantir que você possa acessar os recursos e áreas restritas apenas ao efetuar login.
Cookies relacionados a boletins por e-mail
Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações apenas para usuários inscritos ou não inscritos.
Cookies relacionados a pedidos
Este site oferece facilidades de comércio eletrônico ou pagamento e alguns cookies são essenciais para garantir que seu pedido seja lembrado entre as páginas, para que possamos processá-lo adequadamente.
Cookies relacionados a pesquisas
Realizamos pesquisas e questionários periodicamente para fornecer informações interessantes, ferramentas úteis ou entender melhor nossa base de usuários. Essas pesquisas podem usar cookies para lembrar quem já participou de uma pesquisa ou para fornecer resultados precisos após a alteração das páginas.
Cookies relacionados a formulários
Quando você envia dados por meio de um formulário como os encontrados nas páginas de contato ou nos formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar os detalhes do usuário para correspondência futura.
Cookies de preferência do site
Para proporcionar uma ótima experiência no site, fornecemos a funcionalidade de definição de preferências acerca de como o site é executado quando você o usa. Para lembrar suas preferências, precisamos definir cookies para que essas informações possam ser ativadas sempre que você interagir com o site.
Cookies de Terceiros
Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. Este site usa o Google Analytics para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e quais as páginas visitadas.
- QUAIS SÃO AS OBRIGAÇÕES DO USUÁRIO?
O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que o site oferece, e além disso, se compromete a não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) da VIACOLOR, de seus fornecedores ou terceiros.
Sua participação é fundamental para um ambiente seguro para todos. Adote boas práticas de segurança em relação à sua conta e aos seus dados, não compartilhe suas senhas com terceiros e, caso você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança de suas informações, por favor entre em contato conosco.
- QUAIS SÃO OS DIREITOS DO TITULAR DE DADOS?
A transparência sobre o tratamento de dados é prioridade da VIACOLOR. Conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados, o titular tem o direito de obter, mediante requisição formal, informações inerentes aos seus dados, além de requisitar:
- Confirmação da existência de tratamento;
- Acesso aos dados;
- Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
- Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD;
- Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
- Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular;
- Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
- Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
- Revogação do consentimento.
O Usuário tem controle sobre os dados pessoais constantes na conta criada na Plataforma, podendo acessá-los e alterá-los com o uso de seu login e senha. O login e a senha são individuais e conhecidos apenas pelo Usuário ou seu responsável legal. O usuário deve zelar pelo sigilo dos seus dados de acesso.
A lei permite que você solicite a exclusão dos seus dados da nossa base de dados. Os dados serão excluídos de nossos servidores, exceto se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da VIACOLOR. A revogação do consentimento não afetará qualquer processamento previamente realizado ou mesmo aqueles em que a legislação brasileira dispensa a sua autorização. Em alguns casos, caso revogue o seu consentimento, talvez a VIACOLOR não possa fornecer determinados serviços. Se você quiser requisitar algum dos seus direitos, a VIACOLOR poderá solicitar informações específicas suas para ajudar a confirmar sua identidade e garantir a segurança e a privacidade dos seus dados pessoais.
- POR QUE CONSERVAMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Conservamos os dados pessoais do Usuário enquanto for necessário para prestar os serviços para fins comerciais legítimos e essenciais, tais como manter o desempenho da Plataforma, tomar decisões empresariais acerca de funcionalidades e ofertas com base em dados, cumprir as nossas obrigações legais e resolver disputas.
Os seus dados serão tratados com o máximo grau de proteção e cuidado, garantindo sua privacidade enquanto for nosso cliente.
A VIACOLOR poderá reter alguns ou todos os seus dados pessoais por períodos adicionais para cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos, para eventuais ações judiciais, para fins de auditorias de diversas naturezas, ou outros prazos definidos e fundamentados por bases legais que justifiquem a retenção destes dados.
- COMO OCORRE A EXCLUSÃO DOS DADOS?
A exclusão de dados cadastrais elimina todos os dados das nossas bases até a data da solicitação. Alguns destes, como compras realizadas, são anonimizados (não podem ser identificados pelo sistema) para cumprimento de obrigações legais.
Para solicitar a exclusão de seus dados, basta entrar em contato com nossa equipe de tratamento de dados pessoais por meio do nosso e-mail, fornecendo os seguintes dados:
- Nome Completo do titular;
- CPF;
- E-mail de cadastro;
- Telefone.
- FALE CONOSCO
Estamos em constante aperfeiçoamento de nosso site e serviços. Por isso, nossa Política de Privacidade pode passar por atualizações que visam refletir as melhorias realizadas. Sugerimos que acesse periodicamente este documento para conhecer as atualizações realizadas.
Para mais informações sobre a presente Política e como a Plataforma utiliza os seus dados pessoais, entre em contato por meio dos nossos canais de atendimento:
E-mail: viacolor@viacolor.com.br
Telefone (51) 3286-8559
Esta política passa a valer a partir de março de 2022.